Saiba sobre a Khan Academy

Por EaD Planet em 14 de fevereiro de 2011
Imagine ter um professor particular para seu filho, ou mesmo para você, que seja formado em matemática, engenharia elétrica e ciência da computação pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) e administração por Harvard. Imagine não pagar um centavo por suas aulas. Agora imagine nem ter que sair de casa para assisti-las. Impossível? Um professor assim não existe?

Nada disso, ele existe sim e se chama Salman Khan. Nascido em 1977, em Nova Orleans, é filho de imigrantes de Bangladesh e da Índia e possui um currículo realmente impressionante!

Salman Khan

Mas sua história não para por aí. No final de 2004, Khan começou a ensinar matemática a seu primo, através da internet, usando o Yahoo!'s Doodle notepad. Quando outros parentes e amigos procuraram a sua ajuda, ele decidiu que seria mais prático distribuir tutoriais no YouTube.

Seus vídeos logo atraíram muitos acessos - cerca de 20.000 cada um. Estudantes de todo o mundo foram atraídos por seu método simples e descontraído de ensinar.

Foi assim que surgiu a Khan Academy, uma organização educacional sem fins lucrativos, financiada inicialmente pelo Google e, depois pela Gates Foundation, tem a missão de proporcionar educação a qualquer um, em qualquer lugar.


Atualmente ela conta com uma coleção de mais de 2.000 vídeos online abrangendo matemática, astronomia, economia, finanças, física, história e química.

Além dos vídeos, cuja duração é de no máximo 12 minutos cada, o portal também disponibiliza exercícios para testar o entendimento de cada lição. Tanto o aluno, que ganha um crachá indicativo do mérito, quanto o professor, podem acompanhar o progresso que o estudante está tendo.

Para acessar os materiais, basta se cadastrar no próprio portal ou entrar utilizando sua conta do Google ou a do Facebook. Tudo de graça, na comodidade de seu lar, ou de onde você estiver conectado à rede.

Khan academy

A metodologia de ensino de Khan envolve a utilização de mapas de conhecimento hierárquicos interconectados e intuitivos, fáceis de serem entendidos e de serem utilizados e que representam as etapas do aprendizado e os níveis de cada lição.

Por enquanto os materiais estão na língua inglesa mas, dependendo dos aportes de investimentos que vierem da Gates Foundation (ou de outra instituição que também abraçar a causa), em breve estarão disponíveis em outras línguas.

Para acessar: http://www.khanacademy.org/

0 comentários:

Postar um comentário